terça-feira, 2 de outubro de 2007

Morro do Penedo mais próximo dos Capixabas



[Seguindo a visita pelos Morros Capixabas...]

O Monumento Natural Morro do Penedo (MNMP), localizado às margens da baía de Vitória, é composto por um maciço rochoso litorâneo, de formação granítica e gnáissica. Segundo a cobertura aerofotogramétrica realizada pela MAPLAN (2001), a área protegida do Complexo do Morro do Penedo abrange uma área de 187.888,90 m².
A vegetação do local é composta por remanescente de Mata Atlântica, bioma que se localiza sobre a imensa cadeia montanhosa litorânea que ocorre do oceano Atlântico, reside nas Serras do Mar e da Mantiqueira, abarcando os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo (RIZZINI, 1997).
Embora grandioso em dimensões, o reconhecimento de sua beleza não segue as mesmas proporções quanto à consciência dos moradores, em principal da Grande Vitória, quando se trata da apreciação do monumento. Recentemente um estudo realizado em parceria com as Prefeituras de Vila Velha e Vitória, a ONG Movimento Vida Nova Vila Velha (MOVIVE) e empresas ligadas à área portuária, traçam um Plano de Manejo, que pretende contemplar os capixabas facilitando a interação com as belezas naturais do Monumento.
Residente há 34 anos no local, o Senhor Agnaldo, catraieiro, é o atual responsável pelas visitas ao Penedo. As pessoas são conduzidas até o Penedo da Avenida Beira Mar, por via marítima, e guiadas a visitação. Segundo ele, aproximadamente 3 mil pessoas visitam o local por ano. Com o novo sistema, as visitas passarão por prévio agendamento e serão monitoradas por guias devidamente treinados, proporcionando segurança e informação adequada aos visitantes.
Ligado ao Penedo está a Pedra da Urca, um local com vegetação rupestre, que se recupera de uma recente queimada. Lugar de espécies como a popular canela de ema, bromélias que, segundo uma bióloga da PMVV, estão na lista de espécies em extinção e cactos, aqui de flor branca, mas, no cerrado elas desabrocham em cor azul. Na Urca e no Penedo é possível ver cartões postais do Estado como a belíssima baía de Vitória e Terceira Ponte.

Nenhum comentário: