domingo, 21 de outubro de 2007

Direitos? Humanos?


É domingo à noite, chego em casa após um intenso fim de semana sem dar notícias (típico de mim fazer isso). Lligo a televisão, havia acabado de começar o Fantástico. Enquanto devoro uma pizza, olho de vez em quando para a TV, até ouvir a matéria que me deixou boquiaberto: está sendo apresentada ao telespectador uma análise da operação realizada pela polícia numa favela do Rio de Janeiro, que resultou em quatro mortos: dois traficantes, um policial e uma criança de quatro anos.
Confesso que assisto à matéria sem me surpreender (salvo pela morte da criança inocente), são constantes as notícias de mortos no embate tráfico versus polícia. Mas não pude deixar de me revoltar quando aparece uma senhora adiposa, responsável pelos direitos humanos de-não-sei-mais-o-que (neste momento, a pizza foi mais interessante) falando que a caçada aos dois criminosos – que acabaram mortos - pelo helicóptero da policia pode ser considerada uma execução sumária, pois ambos não estavam armados.
Aí eu pergunto: os criminosos têm pena ou pensam duas vezes antes de matar seus desafetos? Então, por que a policia tem que se deixar ser alvejada pra não ser indagada pelos direitos humanos? E onde estavam as organizações de direitos humanos quando uma criança de apenas quatro anos foi metralhada? Dê-me paciência! Essa senhora não tem, por acaso, um tanque de roupa suja pra lavar?
Posso ser criticado pela minha opinião, mas pra mim, lugar de bandido é a sete palmos do chão, não tenho pena de quem põe uma arma na minha barriga pra levar meu celular. Tudo bem que existe todo aquele papo de oportunidades, pobreza e blá blá blá, mas oportunidade se faz. Se um vagabundo desses não pensa nos meus direitos de humano, não pensarei nos dele! Sim, sou ignorante, e não tenho coração!

E salve o Capitão Nascimento!

8 comentários:

Unknown disse...

Mt bom seu texto... e eu concordo com oq foi dito. Cade os direitos humanos p/ tds os civis inocentes q morrem pelas mãos do bandidos? Cade os direitos humanos do policias q morrem executados por bandidos pelo simples fato d serem policiais?
Bjs

Jordano Thomaz disse...

Muito comovente o texto, principalmente o termo "senhora adiposa". Demostra que apesar da indgnação pelo roubo do seu celular com uma pitada de egocentrismo e pq não elitismo, vc ainda tem conpaixão.
=]

Rodrigo Barbé disse...

isso ae jordano!! rs

e coMpaixao eh com M!! rs

Jordano Thomaz disse...

Mais um ponto pra você. Não apenas sensibilizado com os esteticamente desfavorecidos abriu os olhos para os que possuem defasada escolarização.
Eis que surge um idealista?

Rodrigo Barbé disse...

SIM!!!! Rodrigo para Presidente!! rs

Jordano Thomaz disse...

Mudei de idéia....

Será o fim das(os) adiposas(os)?
Acho merecido meu voto!

Katarine Rosalem disse...

Nossa, que pessoa revoltada, rs!

É Fábio. De certa forma concordo com vc. MAs como vc mesmo disse, há muitas outras coisas por baixo de toda essa discussão.

E eu estou sem paciência para falar sobre isso agora. rs

Mas gostei daqui. Vou voltar mais vezes.

Abraços e aguardo sua visita!!!
;*

Rodrigo Barbé disse...

querida Katarine (ou seria Maria Antonieta?), o autor do post sou eu, Rodrigo...