domingo, 23 de janeiro de 2011

Comerciantes reclamam de mudança no trânsito em São Mateus

Comerciantes da rua Monsenhor Guilherme Schimitd, que fica no bairro Sernamby, em São Mateus, estão nada satisfeitos com as mudanças implementadas pela prefeitura. Desde que o endereço passou a ser mão única as vendas caíram drasticamente.

Segundo os donos das lojas a rua recebia o fluxo de turistas que seguiam para no sentido Vitória-Guriri. Agora, quem vai para o balneário passa por outra rua, a Monteiro Lobato, pra seguir caminho. Desde então o movimento diminuiu.

No posto de combustível a queda foi de 40% no número de clientes. O gerente diz que vai ter que dispensar funcionários. “No mínimo dois a gente vai ter que demitir”, afirmou Ademar Brisson Júnior.

Em uma das farmácias visitadas o estoque de protetor solar ficou encalhado. Na livraria, as vendas em Janeiro do 2010 chegaram a R$1.200. Nesse ano venderam apenas R$30,00. “Como agora não está tendo movimento, vamos ter que procurar outro lugar”, informou Wesley Machado, gerente da livraria que preocupado está com a situação.

ESTUDO

O secretário de defesa social Nilis Castberg disse que a prefeitura de São Mateus contratou uma empresa especializada em engenharia de trânsito que durante cerca de um ano estudou a região antes das mudanças. O objetivo era melhorar a fluidez principalmente durante o verão, quando aconteciam enormes engarrafamentos.

Para Castberg o resultado da mudança no trânsito foi positivo. “Não tivemos engarrafamentos em datas como o reveillon e o motorista está se adaptando”, disse.

Os comerciantes da região afirmam que não foram notificados sobre as mudanças. “A maioria que eu conversei só teve conhecimento quando o transit já tinha mudado no dia 28 de dezembro”, afirmou Juliana Fanticeli que é dona de uma loja de ar-condicionado. Já Nilis diz que foram feitos anúncios e audiências públicas pra se discutir o novo trânsito no local.

PRAZO

O secretário de defesa social disse que várias reuniões aconteceram após a implementação das mudanças e que precisa de prazo para um novo estudo. “Estamos ouvindo, observando, e a equipe está avaliando para no dia 15 de fevereiro os estudos serem avaliados pela prefeitura e pelos comerciantes.

Nenhum comentário: